Tempo de leitura: 3 minutos
É certo que a algumas peças de roupa são nossas para sempre, sim, os presentes de aniversário não são para doar. Contudo, quantas peças não veem a luz do dia há já algum tempo? Exato, torna-as úteis para alguém, pelo menos eu gosto de pensar que tenho essa possibilidade e, claro, fazer acontecer!
Agora que é verão e vão sobrando algumas horas livres, convida uma amiga ou um familiar (com jeito para a coisa) e atira-te de cabeça: tens um closet cheio de roupa pronto para uma extreme makeover. Deste lado vou dar o meu melhor para que tenhas o mindset certo a selecionar as peças de roupa!
A indústria da moda é das maiores fontes de poluição mundial e a inutilização das roupas contribui para o problema. Como? Se não há roupa a circular porque está parada no teu armário, é preciso produzir mais para satisfazer as necessidades de outros. Mas isto é simples e fácil de contornar. Doar roupas em bom estado prolonga a vida útil das peças, reduz o desperdício têxtil e eventualmente diminui a produção excessiva (pelo menos, deste lado, quero acreditar que sim).
Algumas tendências do passado estão a voltar, é certo – e as sedas, as missangas ou as camisas de flanela? O teu estilo evoluiu, essas peças já não são vintage, apenas inúteis. E tirá-las do armário dar-te-á mais espaço de arrumação! Se não usaste essa peça de roupa durante o ano que passou por que é que continua guardada? Há associações humanitárias, plataformas online e lojas solidárias que te podem ajudar nesta tarefa.
Bem sei que muitas peças de qualidade custam a doar, todavia, se não te servem para quê guardar? O meu conselho é colocar as peças de valor sentimental, ou mesmo monetário, de lado durante três ou quatro meses. Se nesse tempo não te lembraste delas, doa-as no fim desta estação!
Por fim, deixo-te três conselhos que vão facilitar a tua próxima doação!
1. Se limpares o teu armário no final de cada estação, não só o vais manter organizado durante mais tempo, como a taxa de sucesso de reaproveitamento das tuas peças por outros vai ser maior.
2. Consulta as diretrizes dos programas de doação, rasgões ou alguns defeitos podem tornar a roupa inadequada para ser utilizada em segunda mão.
3. A Pyck pode ser a tua aliada a encontrar uma associação humanitária e, claro, a garantir que a tua roupa é entregue de forma perfumada, sem manchas e bem dobrada!
©2023. PyckBag. All Rights Reserved.
©2023. PyckBag. All Rights Reserved.