O impacto da Pyck em 2022

Tempo de leitura: 3 minutos

Sabias que lavar a roupa polui rapidamente o planeta? Se fazes parte do grupo de pessoas que de alguma forma se interessa pelos valores negativos que têm vindo a impactar a sustentabilidade, este post é para ti. Seja porque estás à frente de uma empresa que quer cumprir metas sustentáveis ou porque viver com qualidade de vida é cuidar do planeta. 

A Pyck foi fundada para lavar a roupa de forma biodegradável, economizando o máximo de recursos possíveis. Se já és um leitor assíduo sabes que começámos pela utilização de detergentes que não libertam toxinas e que o processo que usamos é focado na redução das emissões de CO2 e de perdas de água. 

É por isso que em 2022 impactamos o planeta em: 

CO2 

A PyckE-Vehicle, a carrinha que usamos para transportar a tua roupa poupa 1,860,000g de CO2 por cada 10,000km percorridos. Visualmente falando, o equivalente a 50 viagens Lisboa-Porto num carro a diesel. Enquanto que ao lavares a tua roupa em casa a 60ºC e posteriormente a secares na máquina produzes o equivalente a 3,3kg de CO2. O que na Pyck não se reflete porque usamos máquinas com processos de lavagem e gastos de energia prontamente economizados

H2O 

Durante 3 meses poupámos 90 litros de água por lavagem, o equivalente a 140 garrafões de água potável. A verdade é que em cada lavagem de até 9kg poupamos 8 litros. Já as máquinas convencionais, provavelmente a que utilizas em casa, consomem num ciclo de lavagem entre 50 a 80 litros de água.   

Microfibras  

Lavar a roupa contribui para a poluição dos mares, sem a ação humana é difícil contornar este problema. A verdade é que uma máquina de roupa pode libertar até 700 000 fibras de microplástico provenientes dos têxteis sintéticos de poliéster ou de nylon. Na Pyck, no último trimestre de 2022 recolhemos 130 gramas destes microplásticos, o que corresponderia à produção de 24 cartões de crédito.  

 

É com base nestes números que queremos continuar a espalhar o cheiro a roupa lavada!